29 de jul. de 2011

Será o fim? Parte 2

Bem amigos, quem vem acompanhando o blog a algum tempo, deve ter lido um texto que eu escrevi há algum tempo(Será o fim?), que fala sobre como os EUA atualmente se encontra abalado financeiramente, o que não lhes tira nem um pouco seu complexo de superioridade.
Pedi para que um ex-professor meu (Emanuell cavalcanti-emanuellcavalcanti.blogspot.com/ desse uma olhada no texto e ele mostrou-me que eu havia deixado a seguinte lacuna “Os EUA estão caindo para termos a ascensão de outro "poder central" ou teremos um período agora que o poder será dividido?”.
Atentando para as duas possibilidades, no caso de uma nova liderança mundial, acho que se por acaso os Comedores de hambúrguer caírem, uma das nações com grandes chances de assumir a liderança de nosso querido planeta, economicamente, seria a China, já que é uma das maiores economias do mundo e cresce numa velocidade constantemente maior que as outras nações.
No caso do poder dividido, não podemos dizer que seria necessariamente uma coisa boa, e não seria nenhum exagero dizer que o mundo poderia virar um caos. Suponhamos que num futuro próximo os EUA caiam e nenhuma nova liderança surja (o que seria bem difícil, na minha opinião), logo os outros países entrariam numa corrida para tornar-se o novo líder econômico mundial (não estou dizendo que os países não já procuram desenvolver-se), e dependendo dos principais “competidores”, essa disputa poderia deixar de ser somente econômica e tornar-se uma disputa militar, e esse historia agente já conhece.
Outra pergunta que Emanuell me fez foi, “É realmente benéfico para o mundo que os EUA fiquem "reféns" (E NÃO ESTÃO não se engane) da Rússia?”
Bem, em minha opinião, essa é uma questão que só o tempo pode responder, já que depende de tantos fatores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário